Toda a gente que me conhece, sabe certamente que defendo a 100% o GNU/Linux em detrimento do windows. No entanto este conceito de defesa passa por reconhecer a importância e utilidade de ambos, reconhecendo virtudes e defeitos em ambos os ambientes.
Agora o que eu sou totalmente contra é os mecanismos que são utilizados para cativar a atenção do pessoal.
Aspectos menos correctos por parte do windows:
- Plágio à força toda de diversos pormenores, na minha opinião talvez por questões de funcionalidades para utilizadores finais
- Utilização abusiva de material proveniente de outras fontes sem que seja sequer dado crédito a essas fontes, são exemplos disso:
Logótipo Live Spaces
Logótipo "Turn your music to windows Vista"
Microsoft vs Max OS
Aero vs XGL vs Leopard
Parte dos links estão em linguagem mira conhõ, presupuesto que se ninguem os entender pode sempre ***(censurado)***
Aspectos menos correctos por parte do Ubuntu (num conceito geral de sistemas GNU/Linux):
- A pouca adesão de utilizadores a estes sistemas operativos, leva a que sejam criados mecanismos para o tornar apelativo, e indiscutivelmente o que se assimila ao conceito de apelativo e user friendly são os SO's microsoft, mas porquê?
Estes mecanismos que são criados obviamente já foram implementados em parte pelos sistemas Microsoft, falo num sistema de janelas com imensos efeitos todos bonitinhos com uns efeitos todos cócós e essas cenas. E acho que é nessa área que o desenvolvimento GNU/linux anda a perder, derivado à aposta nesta área no sentido de querer apenas cativar os utilizadores.